WonderlanD
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

estilo GAL

+2
Lie-chan
Haru-Sama
6 participantes

Ir para baixo

estilo GAL Empty estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Dom Nov 15, 2009 11:07 am

GAL (ou "gyaru", quando escrito no silabário Katakana) é um estilo de definição vaga e imprecisa.

A palavra GAL é usada para incorporar os estilo que fizeram muito sucesso entre as garotas, mas que passaram rápido e hoje mantém quantidade insignificante de representantes (como Manba, Ogal, Gonguro e Kigurumin por exemplo [SIM, kigurumin é um tipo de GAL]). Geralmente são bronzeadas, mas isso já não é mais via de regra.

Gals são vaidosas, consumistas, visam a escalada social e os tapetes vermelhos da fama. São muito mal vistas pela sociedade, sendo hostilizadas e dificilmente conseguem emprego (a maioria abandona o estilo ao sair do colegial).
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Nov 16, 2009 1:43 am

Onw, coitada das gals ;-;
Nem sabia que tem pouca gal assim... O preconceito não ajuda, nee? Eu particulamente não gosto de gal, mas é ruim ver que elas são mal vistas pela sociedade...
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty KOGAL

Mensagem  Haru-Sama Seg Nov 16, 2009 5:54 am

Que bom que você se solidarizou com as Gal, Lie. Eu tb não gostava delas, até estudar todo o histórico e a filosofia. Hoje, minhas favoritas são as Manba =D

vou continuar com a parte histórica, contando sobre as primeiras Gal:

KOGAL
"Homens mais velhos não pasam de caixas eletrônicos" - a sociedade japonesa ficou escandalizada quando a GENDAI WEEKLY publicou essa frase, dita por uma colegial que ganhava 4 mil por mês de um senhor de meia idade.

"Ko" vem de "kodomo" (criança) e Gal é uma contração de "girl". Exibindo sua juventude, pele superbronzeada e customizando seus uniformes escolares para ficar mais atraentes. Era a era de ouro das meias - sendo que as Loose Socks (aquelas que ficam mais largas no tornozelo) eram as favoritas. Algumas lojas, para acompanhar a tendência, chegavam a fabricar meias de 2 metros de comprimento. Amantes de itens caros e luxuosos, as Kogal obviamente não podiam sustentar seu estilo de vida sozinhas.

Nesse ponto se desenvolve um dos grandes estigmas das Gal. Inspiradas por jovens riquinhos que roubavam os assalariados (Teamers), descobriram em sua própria deslumbrância um modo de ganhar dinheiro "fácil" (dos mesmo assalariados que eram roubados pelos riquinhos): vendiam sua companhia a velhos entediados e solitários. Muitas vezes o acordo incluía sexo. Esse golpe ficou conhecido como "enjo kosai".

Mas elas ão têm apenas o lado negativo. As Gal são responsáveis pelo interesse tecnológico que grande parte da sociedade japonesa tem. Elas foram as primeiras a usar eletrônicos portáteis em grupos e a sempre querer os modelos mais novos. Criaram até linguagens codificadas para usar esses aparelhos.

O declínio das Kogal se deu por diversos fatores. Elas cresceram e passaram a trabalhar. Outras abandonaram o visual porque espantava os garotos. Houve também a "limpeza" promovida pelas organizações criminosas - já que a atividade das Kogal atrapalhava e reduzia os rendimentos das casas de prostituição. E ainda por cima, as campanhas de cosméticos voltaram a valorizar os rostos brancos como ideal de beleza. Algumas escolas também proibiram o uso das Loose Socks.

Itens mais usados: saia colegial, telefones celulares ou PHS, meias largas, lentes de contato castanhas, cola especial pra que as meias não saiam do lugar, caixas de pocky, acessórios de inspiração tropical (pra combinar com a pele bronzeada).
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Nov 16, 2009 6:05 am

Man, que medo o_o
Então a culpa do declínio delas é a yakusa D8 [??]

Eu comecei a gostar de gals quando li "colégio feminino bijinzaka" *-*
As gals retratadas lá pareciam tão inocentes... Não lembravam em nada a idéia de jovem oportunista que a descrição do estilo causa como primeira impressão.
Mas acho que isso varia de gal para gal, é da pessoa, não do estilo.
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty GONGURO

Mensagem  Haru-Sama Seg Nov 16, 2009 6:37 am

na minha opinião, as Gal mais sem graça são as atuais. As primeiras são cheias de atitude e não eram futeis como as de hoje em dia são.
Eu li esse mangá tb! É muito sem noção xD

Lá vai mais um pedaço da história das Gal:

Gonguro

Gonguro significa, literalmente, "rosto negro". Grafado por vezes como "ganguro" (não sei de onde surgiu essa grafia). Nenhum estilo foi tão extremo e chocante como o lançado por essas meninas. As Kogal já escureciam a pele, e já havia os salões de bronzeamento artificial. Mas entediadas e cansadas dos padrões comuns, elas começaram a explorar cada vez mais os limites: se você pode fazer algo, deve levar isso até o fim.

Para a pele de aparência esturricada parecer cada vez mais negra, quando o bronzeamento não bastava, as mais desesperadas chegavam a passar graxa de sapato no rosto. A maquiagem Gonguro inclui um círculo branco em torno dos olhos (como um panda em negativo), batom branco ou em tons muito claros e sobra colorida nas pálpebras. Não esqueça o lápis de olho e os cílios postiços. É uma maquiagem trabalhosa, que demora muito a ficar pronta. Já os cabelos eram geralmente descoloridos, num dourado pálido até quase cair, ou pintados de prata/azulado.

Celebridades: Buriteri é a criatura mais famosa desse estilo, sendo considerada a pioneira. Ela andava por aí com duas amigas que a imitavam. Era recepcionista em festas noturnas e rapidamente se tornou uma popular figura nas págians da EGG e de outras publicações para garotas. Hoje em dia, abandonou o estilo e está totalmente pálida - trabalhando numa loja de roupas em Tokyo.
Buriteri nunca foi vista em público sem maquiagem. Ela mesma se dizia tímida demais para mostrar o rosto limpo.

O estilo se tornou popular, mas ao mesmo tempo se tornou temido nas ruas. A mídia fazia uma imagem muito negativa dessas meninas, que eram hostilizadas nas ruas e nas escolas. Somente em seus grupos elas podiam se expressar e viver numa boa (reconhecem esa situação?? M??). Eram ofendidas nas ruas e muitas deixaram o estilo porque não aguentaram a pressão. Raramente conseguiam arrumar namorado.

Itens mais usados: Quilos de maquiagem, salto plataforma, bronzeadores, lentes de contato coloridas, roupas sexy, acess´rios dourados, descolorantes pra cabelo.


Última edição por Haru-Sama em Seg Nov 16, 2009 7:25 am, editado 1 vez(es)
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Nov 16, 2009 6:46 am

Uma amiga minha quase foi no shopping comigo de Gonguro, mas no último instante ela desistiu porque estava se sentindo meio ridícula. Creio que a maioria das pessoas acaba desistindo de seus estilos com o passar do tempo por causa da pressão mesmo. Eu parei de pintar o cabelo de rosa, e agora que eu quero voltar minha mãe não deixa porque fica lembrando do que eu passava na escola.
Creio que as gals sofram mais preconceito por usar roupas mais "vulgares".
Ou vai ver é por serem negonas -qqqqq.
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Seg Nov 16, 2009 7:00 am

as gal sofrem muito preconceito porque o ideal de beleza no japão é a pele branca-neve - e as bronzeadas são consideradas vulgares, sujas e fáceis (por causa das kogal, q vendiam sua companhia e outras coisas).

Viu? Sua amiga desistiu porque estava sozinha. Gonguro só se firmou como movimento porque essas meninas se organizavam em grupos - e assim você se sente mais seguro. Andando com pessoas que te compreendem, o apoio psicológico ajuda a superar as pressões o/"
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Nov 16, 2009 7:13 am

Ah, mas a minha irmã ie uma outra amiga iam com ela o/
Desistiu porque é uma tripa seca que se acha gorda demais pra usar saia pesando 49 quilos.

Eu particulamente odeeeio pele bronzeada. Mas é muita falta do que fazer implicar com alguém por causa da cor da pele ¬¬
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Laay Seg Nov 16, 2009 7:14 am

Ela nem estava realmente sozinha, eu ia ir junto de lolita ._. Mas realmente pagariamos micão >_<"

Eu gosto bastante das gals, fico chateada de saber que hoje em dia é tão difícil encontrá-las. Só acho meio bizarro gals lolitas, não sei porque, mas me dão medo o_o

Existe até um fórum dedicado a gals no Brsil>> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas é meio abandonado...

No ameblo várias gals mantém blogs, então o estilo ainda não decaiu totalmente!
Laay
Laay
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 116
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty MANBA!

Mensagem  Haru-Sama Seg Nov 16, 2009 9:50 am

Com a queda do estilo Gonguro, as adolescentes japonesas recobraram seu juízo, certo? =D ERRADO!

2002 - As Manba dominam Shibuya! =D

Gente, desculpem meu entusiasmo... mas eu AMO manba e vou falar delas de uma modo MUITO feliz, ok? =D

Pode-se dizer que houve 2 gerações principais de Manba: Ogal e Yamanba.

OGAL - "imundas adoráveis"
o prefixo "o" antes de gal é dúbio: pode significar "respeitável, adorável" ou "suja, porca, imunda, fedorenta". A intenção é a segunda, mas elas próprias preferiam se considerar foférrimas e amáveis. xD A filosofia dessas meninas que torravam todo seu dinheiro em clubes noturnos e maquiagem era "passar o maior tempo possível fora de casa". Para elas, alguém que passasse semanas sem voltar para casa era admirável! Elas andavam como nômandes por aí, pasavam dias sem tomar banho. Acordavam pelas praças, comiam qualquer coisa por aí e se maquiavam na rua mesmo (por cima da maquiagem borrada da noite anterior mesmo - tirar pra quê? xD), passavam horas ensaiando as rotinas de parapara pra não fazer feio na boate - onde viravam a noite até perder o trem e terem que dormir na praça de novo.

Ogals só queriam se divertir e viver cada instante da vida, curtir todos os momentos. Lindo, não? Ao contrário de suas colegas consumistas, as Ogal não gastavam fortunas em roupa - se vestir mal também era motivo de orgulho. Elas se montavam como bem entendiam, mas a maquiagem tinha que estar sempre no lugar. O que realmente importava era dançar, dançar, beber, dançar, se divertir e dançar mais!

YAMAMBA - o nome é uma referência a uma bruxa de um conto japonês (eu nunca ouvi o conto, então nem me perguntem). Manbas são garotas de muita força e personalidade. Atraíam garotos que, para chamar a atenção delas, também aderiram à moda Manba! =D Eles se bronzeavam, descoloriam o cabelo... e por aí vai. Esse tipo era conhecido como Center Guy - e eles passaram a disputar com elas pelas roupas supercoloridas de marca. xD

Manbas se reuniam em grupo conhecidos como Gal Circle, pelos quais trocavam idéias e organizavam suas saídas para se divertir. Também adoravam dançar o parapara - porque a repetição da rotina as fazia se sentir unidas. Pinky foi uma famosa representante desse estilo. Alba Rosa - uma marca que usava estampas tropicais - era a marca favorita (embora os diretores da marca não gostassem nem um pouco dessas Manba e fizessem de tudo pra se livrar delas! xD ).

Os cabelos estavam mais coloridos (geralmente, rosa), aderiram aos adesivos no rosto, flores gigantes no cabelo e sapatos sem salto (pra não atrapalhar na hora de dançar). As lentes de contato ficaram maiores, mais coloridas e mais brilhantes. Era comum as Manba andarem com esteiras ou algo do tipo, para poder se esparramar em qualquer lugar da cidade.

Por causa das organizações dos Gal circle, a moda manba é bem ramificada (e difícil de se catalogar... é psicodélica demais! xD)
Como curiosidade, seguem as 11 regras Manba, publicadas no livro Tokyo Girls:
1. Ir a um salão de bronzeamento 4 vezes por semana;
2. Ser má, forte e gon!
3. Ser totalmente negra, a ponto de não ser vista num clube noturno;
4. Amar apenas Angeleek (seja lá o que for isso Oo)
5. Ser polida;
6. Não ter vagina fedida;
7. Ser calma e alegrar o ambiente;
8. Segurar o copo de saquê com a mão direita;
9. Saber dançar parapara;
10. Parecer um gorila;
11. Pessoas com corpos atléticos também são aceitas.

vou fazer uma indicação do livro Tokyo Girls em Media - pq é um livro muito bom e vale super a pena ler! =D
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Nov 16, 2009 3:15 pm

Tenho medo das manbas @_@ /corre da Haru
Nada contra elas, mas eu to aqui tentando imaginar e... A visão me causa arrepios x_x. Comaçin dias sem banho? E depois ainda querem não ter as 'partes baixas' fedidas...
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Seg Nov 16, 2009 3:29 pm

Lie-chan escreveu:Tenho medo das manbas @_@ /corre da Haru
Nada contra elas, mas eu to aqui tentando imaginar e... A visão me causa arrepios x_x. Comaçin dias sem banho? E depois ainda querem não ter as 'partes baixas' fedidas...

você confundiu as duas, baby... as OGAL ficavam dias sem tomar banho. As Yamanba eram limpinhas... Mas eu concordo que todas sejam assustadoras - só q eu ADORO essa filosofia louca de levar tudo ao extremo =D
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Laay Ter Nov 17, 2009 12:39 pm

Mas se algum dia a Lie-chan virar gal, aposto que vai ser Ogal! *foge*

Elas dão um pouco de medo, mas mesmo assim são admiráveis... Acho que elas contribuiram bastante para a expanção da cultura pop janonesa! Mas que dá medo, dá -q
Laay
Laay
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 116
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Ter Nov 17, 2009 3:45 pm

mas você tem algum dúvida d q se eu esbarrasse numa gonguro de noite eu num ia sair correndo??? E olha que eu sou superfã da filosofia delas o/"

hohoho sei de nada - cê tah catando briga com a Lie-chan
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Ter Nov 17, 2009 4:41 pm

Vai encarar, vai? ò_ó -qqq.

Eu fiquei com mais medo ainda delas depois de ver umas fotos o_o.
Mas acho muito digno o/
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Shizuru. ~ Seg Mar 15, 2010 4:43 pm

É um estilo super interessante, ambos as categorias.
Mas eu acho que não me adaptaria a este estilo... Primeiro, não sou forte o bastante e depois...
Acho que não me identifico, mas eu adorei saber um pouco mais sobre tal.
Super interessante, gostei. Very Happy
Shizuru. ~
Shizuru. ~
só espiando
só espiando

Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Seg Mar 15, 2010 5:15 pm

Alguém pode fazer um resumo sobre Mori gal (as garotas da floresta)? não é minha especialidade e eu não quero passar informação errada
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Seg Mar 15, 2010 5:55 pm

Eu também não sei muito a respeito...
Seria uma mistura de gal com mori girl? .-.
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Laay Seg Mar 15, 2010 7:01 pm

Mais uma n00b se apresentando aqui D: q
Eu tava lendo os posts passados e tipo, eu falei "lolitas gals" no lugar de hime gyaru! DDD: *morre*
Eu posso até tentar pesquisar na internet, mas as informações que se acham por aí são meio tensas @_@ Pena que não temos nenhuma gal aqui no forum ._.
Laay
Laay
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 116
Data de inscrição : 15/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Haru-Sama Seg Mar 15, 2010 7:43 pm

vou caçar gals por aí pra resolver esse problema xD
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty ONEE GAL

Mensagem  Haru-Sama Ter Mar 16, 2010 8:37 pm

As gals cresceram! Aquelas adolescentes loucas e cheias de estilo hoje são mulheres procurando emprego e lugar ao sol. Muitas não conseguem emprego por serem Gal - a sociedade as estigmatizou como vagabundas e não-confiáveis. Algumas delas, determinadas a mudar isso, abrem suas próprias empresas (produtoras, lojas de roupas, por aí vai) e, em seu quadro de empregados, só aceitam outras gals!
"Onee" vem de "irmã mais velha", e são chamadas assim porque são as pioneiras do estilo que cresceram, amadureceram e hoje ditam o estilo para as novas gals, que se inspiram nelas.
Onee Gal é um estilo que marcou por durar além da adolescência, incentivando as adultas a imporem seu estilo e sua estética também, sem se render aos padrões rígidos japoneses (graças às onee, Hime gyaru, mori gyaru, natural gyaru e outros têm representantes além dos 20 anos também! e não só as adolescentes sem compromisso, como costumava ser no passado).
Haru-Sama
Haru-Sama
Príncipe de WonderlanD
Príncipe de WonderlanD

Mensagens : 311
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 39
Localização : WonderlanD

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Lie-chan Qui Mar 18, 2010 4:51 am

Que mágico, gostei delas *-*
Lie-chan
Lie-chan
fotógrafo de Shibuya
fotógrafo de Shibuya

Mensagens : 189
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  nana Qui Abr 08, 2010 5:07 pm

quando penso em gal penso em colegial.
e acho que tenho um pouco da personalidade delas.
Cool
nana
nana
só espiando
só espiando

Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/04/2010
Idade : 33
Localização : WonderlanD, allways

http://inwonder-land.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Chizuko Sex Ago 06, 2010 4:58 pm

Lie-chan escreveu:Vai encarar, vai? ò_ó -qqq.

Eu fiquei com mais medo ainda delas depois de ver umas fotos o_o.
Mas acho muito digno o/

Eu concordo... Elas são meio assustadoras '-'
Chizuko
Chizuko
só espiando
só espiando

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/08/2010
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

estilo GAL Empty Re: estilo GAL

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos